segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Eu quero paz, já me cansei de ser a última a saber de ti

"Só os ricos com consciência social que não entendem que guerra é guerra", a frase é do Tropa de Elite, cuja discussão deixo para um próximo post. Mas foi justamente essa frase que me fez dizer não ao editor-chefe do Cidade. Ir ao Complexo do Alemão na noite de domingo não é uma proposta recusável, principalmente quando se passa o dia inteiro esperando pelo momento. Declinei o convite. Ele assentiu com o olhar de quem agora não me vê tão jornalista como antes. O Complexo do Alemão é, no momento, uma das favelas mais instáveis do Estado. A noite deste domingo prometia não ser silenciosa. Seria a primeira nos últimos cinco meses em que não se ouviriam tiros, e sim música. Tive escolha, optei pelo não. Melhor não abusar da sorte, já que no jornalismo não faltam oportunidades para conhecer o outro lado da cidade partida. A curiosidade que me move pode um dia ser o fator crucial para virar o jogo. Mesmo quando a promessa é gerar paz por meio da música, a sorte é entidade de respeito. Perdi um legítimo baile funk comandado pelo Furacão 2000. Perdi a oportunidade de ser uma das mais de 800 pessoas assistir a cantora Marisa Monte trocar pela primeira vez o público da Zona Sul carioca pelo de comunidades carentes. Ganhei mais uma noite de sono no meu Universo Particular. Me informaram por telefone que não havia policiamento no local. Que em torno dos 500 metros quadrados de palco, no campinho de futebol da comunidade do Canitá, em Inhaúma, Zona Norte do Rio, uma das portas de entrada para o Complexo, os traficantes agiam discretamente, como de costume. Preferi não estar por perto. Tive medo de enfrentar. Fugi. Atravessei os três túneis de vidro aberto, fingindo que o Rio de Janeiro não é uma cidade em guerra.

2 comentários:

Pedro Lago disse...

Vou te falar que já fui a muitos lugares barra pesada, mas nunca fui lá não. Não fique assim, o que importa é a sua segurança.
bjs
PL

Anônimo disse...

A vida tem momentos pra tudo... se puder te dar um conselho é continar seguindo o seu instinto.