sexta-feira, 23 de maio de 2008

Aloooonga!

Quando o professor de balé Jean Marie separou as alunas de sua classe em dois grupos e ordenou que elas cruzassem a sala em diagonal, uma por uma, em passos que lembram balé clássico, eu sinceramente achei que fosse ter que cavar um buraco no chão e me esconder. A cena me lembrou a infância, quando cruzar a sala vestindo um tutu rosa fazendo piruetas na frente de outras pequenas bailarinas era o meu maior pesadelo. “Menina tem que saber dançar”, dizia a minha mãe. Não tive escapatória, pulei de curso em curso. Balé clássico, jazz, sapateado e até ginástica rítmica estão no meu currículo; ritmo, postura e consciência corporal passam longe. Não teve escola de dança no Rio de Janeiro que me fizesse desempenhar um pas de burrée descente. Até mesmo as aulas de dança de salão – minha última incursão pelo mundo dos passos contados, afinal carioca que é carioca tem que saber arriscar pelo menos uns passinhos de samba – foram um fracasso. Pisar no pé do par foi o menor dos meus erros. Assim, quando o editor da Domingo, sugeriu que eu escrevesse sobre a aula de alongamento com fundamentos em balé que as atrizes cariocas fazem para manter o corpo em dia, meu primeiro pensamento foi “ai meu deus”, afinal imaginava que a turma do francês Jean Marie seria de alunos com corpos esguios e aquela desenvoltura que só os que fizeram curso de teatro têm. Carolina Dieckmann, Leticia Spiller, Luana Piovanni, Alinne Moraes, Fernanda de Freitas e Cris Vianna ocupariam o lugar das minhas coleguinhas bailarinas de infância que, enfileiradas, assistiriam eu quase cair ao realizar uma pirouette no piso de tábua corrida.

(Leia o texto inteiro no domingo, na revista Domingo, do JB)

Um comentário:

Anônimo disse...

A propósio de sapateado... Noticias sobre sapateado americano nos sites do "Divulgando o Sapateado Por Aí", informativo que completou 10 anos em abril de 2008:

blog - posts diários
http://divulgandotap.blogspot.com

portal - desde 1998
http://www.geocities.com/divulgando

Um abraço e muito sucesso.