quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

l'amour, l'amour, l'amour

Quando um hipopótamo encontra um outro hipopótamo, passam a vida inteira hipopotando no lago, no rio, sei lá aonde vivem os hipopótamos. O que importa é que eles ficam juntos até que a morte os separe. Quando uma ursa panda encontra um urso panda que ela ache pintoso, inteligente e muito boa companhia, não adianta nada, afinal os ursos pandas só dão uma vez por ano. Já os leões por se acharem os reis do pedaço só andam em grupos com 10 a 30 leoas. Nunca satisfeitos, passam o dia deitados na relva esperando que as fêmeas voltem com a caça para saciá-lo. Em Someone like you, a protagonista interpretada por Ashley Judd constrói toda aquela teoria da vaca nova e da vaca velha. Mas o que estou tentando mesmo dizer aqui, por mais confuso que pareça, é que como já dizia Pascal, "o coração tem razões que o próprio coração desconhece". Isso no caso de dos humanos, é claro. Como diz o personagem Xavier, de Les Poupées Rousse, a gente passa a vida se perguntando o que de fato é o amor e porque ficamos tão fora de nós mesmos quando apaixonados. Quando estamos sozinhos, nos perguntamos se algum dia encontraremos a pessoa ideal. Quando estamos acompanhados , a pergunta é: Será que ele sente por mim a mesma coisa que sinto por ele? Podemos amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo? Afinal, porque nos separamos? Não podemos dizer que somos mal informados, afinal, lemos romances, contos de fada, novelas, comédias românticas. Mas continuamos insistindo. L'amou, l'amour, l'amour.

***

"If I think about all the girls I've known or slept with or just desired, they're like a bunch of Russian dolls. We spend our lives playing the game dying to know who'll be the last, the teeny-tiny one hidden inside all the others. You can't just get to her right away. You have to follow the progression. You have to open them one by one wondering, "Is she the last one?"

Um comentário:

Mariana disse...

os seres humanos se agrupam da forma que querem e seguem os seres irracionais como bem entendem. alguns pandas, alguns hipopótamos, alguns (vários) leões...

mas o questionamento de xavier em bonecas russas realmente vale para qualquer grupo que seja escolhido!