sexta-feira, 8 de junho de 2007

Diretamente do Fashion Rio....

Zizi Ribeiro

A criadora do conceito Semana de Moda no Brasil, a produtora e jornalista Zizi Ribeiro, nos contou um pouco da história da moda carioca, criticou a atual estrutura do Fashion Rio - já na 11 edição – e confessou que há necessidade de mudanças.

Como surgiu a Primeira Semana de Moda?

Comecei na moda em 85, como figurinista das novelas das 18h. Nos anos 90, já organizava desfiles em shoppings. Em 92, vi que não conseguiria fazer tudo sozinha, então, chamei a Heloysa Simões para trabalhar comigo e formamos a Dupla, que era dentro da minha casa. Todos os contatos de modelos, grifes, jornalistas e patrocinadores eram meus. Criamos então o que era chamado de Semana Leslie e Helena Rubenstein de Moda, no Jockey Clube do Centro.

O que você acha do atual modelo do Fashion Rio?

Acho que já tivemos o nosso auge. O Rio não tem grife para uma semana inteira de moda. Deveríamos diminuir para três dias. Ou então acabar com essa briga entre Rio e São Paulo e fazer a coleção de verão no Rio e o inverno em São Paulo. Perdemos o padrão, temos que renovar tudo. Além do mais, a estrutura do lugar é decepcionante. A Firjan dá por ano para o Fashion Rio R$ 6 milhões por ano, fora a quantia paga por cada um dos participantes do Fashion Business.

O que você acha da moda carioca?

Que moda? (risos) O Rio é lançador de estilo. Isso é exatamente o que a Europa e até mesmo São Paulo querem de nós. Não temos dinheiro, não temos modelagem, nem estrutura na moda, mas temos a alegria e a bossa do carioca. Vendemos estilo de vida para o mundo inteiro. Vale a pena investir aqui, tomara que os empresários percebam isso.

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